terça-feira, 30 de abril de 2013

I Fórum Mineiro de Cultura e Jogos Digitais


Apresentação

O I Fórum Mineiro de Cultura e Jogos Digitais será um espaço público de diálogo para o aprofundamento das questões relacionadas a cultura de desenvolvimento de jogos digitais no estado de Minas Gerais.

Objetivo Geral

Reunir representantes das diversas áreas ligadas ao desenvolvimento de jogos digitais, assim como gestores públicos da cultura, representantes de instituições de ensino superior e tecnológicos, empresários do ramo de desenvolvimentos de jogos digitais, estudantes, pesquisadores e desenvolvedores.

O diálogo será norteado pelos temas:
  • Políticas públicas para o desenvolvimento da produção de jogos digitais;
  • Industria Mineira de Jogos Digitais: Um futuro possível;
  • Representação regional institucionalizada;
  • Cultura,Jogos Digitais e Sociedade.

Objetivos Específicos

Aproximar a comunidade de estudantes, pesquisadores, profissionais e empreendedores da área de desenvolvimento de jogos digitais.

Reunir indicativos que permitam a realização de um diagnóstico das condições de produção de jogos digitais no estado de Minas Gerais.

Difundir informações relacionadas a políticas nacionais, estaduais e municipais de fomento à cultura.

Inserir novos atores no processo cultural e político de estruturação do Sistema Nacional de Cultura.


Justificativa

A necessidade de organizar o segmento é clara quando nos deparamos com as dificuldades de se produzir um jogo. Produzir um jogo digital é essencialmente um processo cooperativo, que envolve um número considerável e diversificado de profissionais. Se une a isso as dificuldades de se conseguir financiamentos para tal fim.

De um lado temos um grande número de profissionais sendo formados no estado, mais especificamente na capital. Do outro temos um número pequeno de empresas para absorver estes profissionais, e um arranjo produtivo ainda não estabelecido.

As pesquisas atuais demonstram o potencial econômico desta atividade. Seus valores sociais, culturais, educacionais são revelados e confirmados a cada novo estudo publicado.

Diante deste cenário, onde os elementos estão se construindo, se consolidando, se explorando, é inegável a importância de se harmonizar as expectativas e alinhar os interesses para o desenvolvimento e progresso do que pode vir a ser a industria mineira de jogos digitais.

O 1º Fórum Mineiro de Cultura e Jogos Digitais se estabelece nesta perspectiva: reunir, congregar, planejar, projetar um futuro e se organizar para ele.

Um comentário:

  1. Boa noite.
    Gostaria de saber locais e horários dos eventos dos dias 25, 26 e 27 de julho.
    Obrigada!

    ResponderExcluir